Como Colocar Coleira em Cachorro: Primeiros Passos para uma Experiência Positiva
A coleira do seu cão é um tanto um item de segurança, um meio de comunicação e obediência e também um acessório para mostrar seu estilo nos passeios.
Contudo, nem todos os cães se acostumam facilmente com a coleira. Se a introdução for feita da maneira errada, seu amigo de quatro patas pode rejeitar a coleira. Felizmente, isso é muito fácil de evitar seguindo o modo correto de colocar coleiras em cães que vamos mostrar logo abaixo!
Para que você entenda a importância, e todo o processo de introdução da coleira ao seu cachorro vamos falar sobre o tema, e todo o passo a passo para conseguir fazer com que essa seja uma experiência positiva para o seu cachorro.
Preparando o ambiente para colocar a coleira no seu cachorro
É super normal que o cachorro estranhe um pouco a coleira no início, afinal é algo novo e pode assustar. Por isso é importante antes de mais nada criar um ambiente que seja calmo, acolhedor e que passe segurança ao seu pet.
Experimente chamar o seu cachorro pelo nome, use um tom de voz carinhoso, acolhedor, que deixe o seu cachorro feliz. Vale também ter em mãos petiscos que vão te ajudar a criar uma associação da coleira com algo positivo, usando este petisco como recompensa quando o seu amigo fizer o esperado.
Tudo isso, criar todo esse cenário vai ajudar a facilitar o processo de introdução da coleira, isso vai trazer mais segurança e facilidade.
O passo a passo para colocar a coleira
Não basta apenas criar o ambiente e logo de cara já colocar a coleira, é preciso ter “jeitinho”. Não tente colocar a coleira de uma vez porque pode acabar assustando o cachorro e dificultando o processo de ambientação dele com a coleira.
Siga estes 3 passos simples para colocar a coleira no seu cachorro:
1. Introduzir a coleira
Comece colocando a coleira em uma superfície que o cachorro possa explorar e cheirar antes de colocá-la. Isso vai ajudar a ele conhecer a coleira, reduzir a estranheza e consequentemente qualquer estresse que possa surgir.
Ofereça a coleira para o cachorro farejar e dê reforços, como palavras positivas ou até petiscos. Você também pode deixar a coleira no chão ao lado de alguns petiscos para o cão criar uma associação positiva com ela.
2. Colocação
Depois que o cachorro se acostuma com a coleira, aproxime-a dela com delicadeza e a coloque com calma. Ajuste a coleira no pescoço do seu cão, deixando-a firme o bastante para ela não escorregar e sair pela cabeça, mas também frouxa o suficiente para estar confortável para o seu pet.
3. Reforço positivo
Depois que você conseguir colocar a coleira no seu cachorro, dê a ele o seu petisco favorito enquanto o elogia. Isso vai ajudar a reforçar o comportamento que você deseja que ele mantenha.
Como falamos nas etapas acima, é uma boa prática oferecer petiscos como recompensas em todo o processo de colocar a coleira no pet. Mas lembre-se: só recompense quando o seu cão se comportar da maneira esperada. Não o recompense enquanto ele estiver rejeitando a coleira.
Como Escolher A Melhor Coleira Para O Seu Amigo De Quatro Patas
Existem muitas opções de coleira no mercado. Na Nandog Pet Gear, trazemos coleiras com um design diferente, pensando tanto no estilo, na segurança e no conforto do seu pet.
Para ajudar você na sua busca, listamos os principais tipos de coleira que você precisa conhecer:
Coleiras tradicionais
São as mais conhecidas, as mais simples e mais fáceis de serem encontradas. Existem vários modelos no mercado. A Nandog Pet Gear® possui um modelo exclusivo, simples e estiloso que com certeza vai combinar com o seu pet.
Nosso modelo de coleira para cachorro possui fecho com trava dupla para maior praticidade e segurança. Feitas com materiais de alta qualidade, ela é impermeável e durável.
Coleira unificada ou enforcadores
Essa é uma coleira que não pode ser comprada por que simplesmente se quer, é preciso ter uma orientação profissional, ou seja, uma indicação profissional para comprá-la. Normalmente são indicadas para treinamentos específicos.
Coleiras de peitoral
É bem provável que você tenha uma aí na sua casa. Essas são aquelas coleiras que se prendem no peito do cachorro, e que distribuem a pressão de maneira mais uniforme no tórax do seu amigo. Elas são perfeitas para passeios mais longos, em que você quer que o seu pet fique mais confortável, para passeios no carro e para o dia a dia no geral.
O peitoral Nandog é ideal para seus passeios longos, a pé ou de carro, e garante a segurança e o conforto do seu pet. Feita com neoprene e materiais de alta qualidade, o peitoral é resistente e impermeável, perfeito tanto para passeios ao ar livre como para atividades mais intensas.
Coleiras peitoral anti puxão
Essas coleiras são indicadas principalmente para cachorros que costumam puxar bastante durante o passeio, porque elas acabam facilitando e ajudando no controle do seu cão durante o passeio.
Problemas Comuns E Soluções Com Coleiras De Cachorro
É claro que nem tudo são flores, nem sempre vai ser uma tarefa fácil introduzir a coleira de cachorro. Por isso, listamos as principais dificuldades e as melhores soluções para cada uma delas:
Seu cão se recusa a usar coleira
Mesmo nesses momentos mais estressantes em que você tenta de tudo e o cachorro não aceita a coleira, o ideal é manter a paciência para que seu cão associe a coleira a momentos alegres e recompensas.
Adaptando seu cão a coleiras novas e específicas
Se o seu cachorro estiver acostumado a um tipo de coleira, e você deseja ou precisa trocar o tipo, a melhor forma de conseguir bons resultados é fazer a introdução da nova coleira de forma gradual, sempre usando o reforço positivo.
Conclusão
Quando você utiliza a coleira em seu cão, você consegue mais do que protegê-lo, você cria um laço de carinho e confiança durante todo esse processo. A melhor dica é ter em mente que a forma de conseguir bons resultados é com muita paciência e vários petiscos.
A Nandog Pet Gear® oferece uma linha exclusiva de coleiras para cachorro, pensada na segurança e no conforto do seu pet. Não deixe de conferir!